Milton Parron Padovan é Técnico em Agropecuária, Biólogo e Especialista de Biologia Geral, com ênfase em Ecologia. É Doutor em Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, concentrando a formação acadêmica em Agroecologia, Produção Orgânica e Agrofloresta. Também é Pós-Doutor em Agroecologia, com ênfase em Sistemas Agroflorestais Diversificados.

Atua como profissional desde 1985 (33 anos), com experiências na extensão rural, pesquisa, docência, gestão, consultoria e empreendimento digital.

BIOGRAFIA

Nasceu em Anhumas, estado de São Paulo, Brasil, em 1966. Em 1968 mudou-se para Angélica com seus pais e irmãos, no sul do estado de Mato Grosso (atualmente Mato Grosso do Sul, após a divisão em 1977). É o 4º filho de Victal Padovan e Maria Aparecida Parron Padovan; possui quatro irmãos (Alécio, Arlete, Sergio e Valmir).

Como é filho de agricultor, morou na zona rural e trabalhou no campo até seus 15 anos de idade, após a formação técnica, continuou as atividades como agricultor. Essas vivências no campo proporcionaram grandes aprendizados, na prática.  

No período de 1974 a 1981 cursou o Ensino Fundamental na Escola estadual Filinto Muller, em Angélica, MS.

De 1982 a 1984 cursou o Técnico em Agropecuária, em Aquidauana, MS, na Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA).

Em 1991 ingressou na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Aquidauana, MS, no Curso de Biologia, concluindo-o em 1994.

Nos anos de 1995 a 1996 cursou a primeira Pós-Graduação, sendo esta em nível de Especialização em Biologia Geral, oferecida pela Universidade Salgado de Oliveira, RJ.

Em 2000 ingressou no Programa de Pós-Graduação de Agronomia com ênfase em Ciência do Solo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, sob a orientação do Dr. Dejair Lopes de Almeida, Pesquisador da Embrapa Agrobiologia. Durante o curso e nas pesquisas, centrou o foco da formação em Agroecologia e Agricultura Orgânica, tendo a oportunidade de interagir com a melhor equipe do Brasil nessa área, que atuava na formação de profissionais na ocasião. Atingiu performance de excelência, o que o credenciou para concorrer ao Doutorado em 2001, sem a necessidade de escrever uma Dissertação referente ao Mestrado e defendê-la. No final de 2001 submeteu-se a esse processo, defendendo perante uma banca de notáveis docentes a “mudança do projeto de Tese de Mestrado para Doutorado”, passando direto para o Doutorado. Em Outubro de 2002 defendeu a Tese de Doutorado, qualificando-se como Philosofiae Doctor(Ph.D.).

No ano de 2012 vinculou-se academicamente à Universidade Federal de Viçosa, MG, sob a Supervisão da Profª Irene Maria Cardoso, formalizando o processo de Pós-Doutoramento realizado em Agroecologia, com ênfase em Sistemas Agroflorestais Diversificados.

SÍNTESE DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (33 anos)

Agricultor (14 anos);

Extensionista rural (13 anos);

Pesquisador (18 anos);

Docente em Cursos de Graduação, Especializações e Mestrados (13 anos – paralelamente às atividades na extensão rural, pesquisa e consultoria);

Gestor em instituições de extensão rural, pesquisa e ensino (12 anos);

Consultor em Agroecologia (13 anos).

Empreendedor Digital (2 anos).

Ministrante de cursos, minicursos, oficinas e palestras

Ministrante de dezenas de cursos, minicursos e oficinas;

Ministrante de centenas de palestras.

Organização de eventos

Organização de dezenas de eventos (seminários, feiras, workshops, cursos, entre outras atividades coletivas).

Orientação e co-orientação de estudantes

Graduação e médio: mais de 20 estudantes;

Pós-graduação (Especializações, Mestrados e Doutorados): mais de 50 estudantes;

Supervisão de pós-doutorandos: 03 doutores.

Autoria e editoria técnica de livros (gênero literário: técnico)

Autor de 03 livros; editor e co-editor técnico de 06 livros.

Autoria de capítulos de livros (gênero literário: técnico)

Autor e co-autor de 18 capítulos de livros.

Autoria e co-autoria de artigos e resumos expandidos

Centenas de publicações – artigos em revistas científicas e de mídias; artigos e resumos expandidos em anais de congressos e eventos afins.

  • PRÊMIOS E TÍTULOS

2016 – Título de Cidadão Benemérito de Dourados (MS), pelos relevantes serviços prestados em Agroecologia à população

2014 – Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade – Edição 2014 – coorientação de dissertação, Capes.

2014 – Patrono da Turma de Técnico em Agropecuária 2014 – Escola Família Agrícola Rosalvo Rocha Rodrigues, Escola Família Agrícola Rosalvo Rocha Rodrigues.

2012 – Troféu Marco Verde – reconhecimento das relevantes ações em pról do meio ambiente, Prefeitura Municipal de Dourados.

2010 – Prêmio Nacional: Categoria Parceria – projeto de pesquisa “Transição agroecológica: construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade” (Membro da equipe), EMBRAPA.

2009 – Prêmio Nacional: Categoria Parceria – projeto de pesquisa “Bases Científicas e Tecnológicas para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica no Brasil” (Membro da equipe), EMBRAPA.

2008 – Patrono da 1ª Turma do Curso de Agronomia da Anhanguera de Dourados-MS, Faculdades Anhanguera.

Lattes