18
Jul

TROCA DE APRENDIZAGEM SOBRE AGROECOLOGIA NA UGANDA – ÁFRICA

Olá Pessoal!

Gostaria de apresentar e comentar sobre uma experiência de aprendizagem e conhecimento sobre a agroecologia realizada na Uganda – África, apoiada pelo Fundo de Agroecologia (AEF) e a Aliança para a Soberania Alimentar em África (AFSA), que foi chamada de “Bolsa de Aprendizagem Agroecológica”, realizada em Uganda a partir de maio 2016. Com a participação de várias pessoas de diferentes continentes, reuniram-se durante quatro dias em uma propriedade agroecológica e no centro de treinamento agroecológico.
A Bolsa de Aprendizagem Agroecológica foi concebida como um processo participativo de incentivo à agroecologia, com o objetivo de compartilhar lições, conhecimentos e experiências entre muitas pessoas que estavam promovendo a agroecologia na África, nas Américas, Ásia e Europa.
Além disso, promoveu-se a troca de aprendizados para identificar as melhores formas de ampliar as soluções agroecológicas em todo o mundo. Na ocasião os participantes relataram suas opiniões e conhecimentos através de uma livre troca, explorando sinergias que contribuíram para fortalecer a agroecologia como uma ciência, movimento e prática.
Assim, entende-se que esse processo contribuirá para o aumento da eficácia na quantidade e de longo prazo de soluções agroecológicas que minimizem os efeitos negativos das alterações climáticas, a partir de informações geradas pela pesquisa e a construção de movimentos participativos de grupos de pessoas comprometidas em desenvolver a agroecologia.
Também foi criado um espaço entre os participantes para definir temas de discussão, reflexão em pequenos grupos e sessões plenárias, participação com debates e compartilhamento de conhecimentos e experiências uns com os outros.
Muitas ideias foram emergindo sobre diversos temas especificamente propostos para discussão pelos participantes, tais como: agroecologia nas escolas, reforço das organizações de agricultores de base agroecológica para defesa da política de agroecologia e financiamentos agroecológicos.
As atividades realizadas nessa reunião na Uganda promoveram estímulos, inspiração, dedicação, aprendizagem e trocas de experiências entre os participantes, contribuindo para a valorização, para soberania alimentar e o comprometimento com o movimento agroecológico que está crescendo em todos os continentes!

Fonte: http://www.agroecologynow.com/523-2/
Fonte imagem: Ja4Change – WordPress.com – Recursos Naturais
Site de acesso: Agroecologia agora, conhecimento, ação, transformação: Escrito por Lynne D.