22
Jan

Dicas para o plantio de rabanete

O rabanete é uma hortaliça cultivada na Europa desde a antiguidade, e hoje é consumido no mundo todo por seu sabor adocicado, refrescante e picante. Presente em saladas e até mesmo em remédios alternativos, ganhou o gosto popular, e por esta razão separei algumas informações que podem ajudar, caso decida cultivar esta hortaliça.

Clima

O rabanete geralmente cresce melhor entre 8°C e 20°C, mas pode ser cultivado em ambientes com temperaturas superiores. Hoje tem cultivares que se adaptam a quase todas as temperaturas.

Luminosidade

O rabanete pode crescer sob sol direto ou em sombra parcial, desde que a luminosidade seja alta.

Solo

Plante em solo fofo e sem pedras, senão as raízes poderão ficar tortas e ramificadas, especialmente para as cultivares que têm raízes compridas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, fértil, bem drenado e com pH acima de 5,5. O rabanete não precisa de solo rico em nitrogênio.

Irrigação

A planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve ficar encharcado. Nunca deixe o solo secar completamente.

Plantio

As sementes devem ser semeadas diretamente no local definitivo na horta.

O rabanete pode ser cultivado entre as linhas de outras hortaliças, como alface, cenoura, pepino, abobrinha, feijão de vagem, ervilha, espinafre, chicória, entre outras.

Tratos culturais

Retire com cuidado as plantas invasoras que possam estar competindo por água, nutrientes e a luz do sol. Lembre-se de nunca utilizar produtos químicos.

Colheita

O início da colheita depende da cultivar plantada, mas geralmente se dá em 25 a 30 dias após o plantio.

Professor Milton