9
Jan

Entenda a importância de se conhecer o pH do solo e da água na agricultura orgânica

Na agricultura orgânica o pH é um dos fatores mais importantes para o equilíbrio do solo. A planta só irá absorver os nutrientes e se desenvolver, se houver condições propícias para isso.

Logo, quando há alguma deficiência no solo que impeça este desenvolvimento, é necessário buscar alternativas orgânicas para equilibrá-lo.

A água e o pH

A água é um elemento que deve ser utilizado constantemente na agricultura e é a melhor escolha para regular o pH do solo, pois a água pode possuir diversos valores de pH, sendo ácida, neutra ou alcalina.

O pH, quando ácido demais, pode deixar as folhas amareladas e impedem uma absorção saudável de ferro e nitrogênio. Já o pH alcalino faz com que os micronutrientes não fiquem disponíveis para a planta, causando uma maior incidência de doenças.

Embora algumas plantas necessitem de um solo com o pH mais ácido ou básico, a maioria dos cultivos é estabilizada com um pH entre 5,5 e 7, variando do levemente ácido ao neutro. Se você não sabe se seu solo é ácido ou alcalino, clique aqui, e aprenda a fazer o teste.

Como o produtor pode corrigir o pH da água?

O tratamento da água consiste na acidificação ou na alcalinização de seus componentes, alterando assim a proporção os íons de hidrogênio. Uma dica é utilizar um pHmetro (medidor de pH) para saber se há necessidade de alterar o pH ou não.

Vale a pena apostar no controle constante, pois com o passar do tempo o pH da água e também do solo podem ser modificados.

 O pH da água e a agricultura orgânica

A fertirrigação em si é uma forma de introduzir uma maior quantidade de nutrientes ao solo através da água. Ao regular o pH da água junto à fertirrigação, o produtor está estabelecendo um sistema de fertilização e nutrição orgânica de forma sustentável.

Assim, a agricultura orgânica aposta em processos naturais de controle como forma eficiente de oferecer um tratamento de qualidade para a plantação. O produtor orgânico pode (e deve) utilizar os adubos orgânicos e a fertirrigação com regulação de pH para mudas e estufas, aproveitando ainda mais os espaços disponíveis e mantendo o cultivo sempre orgânico e livre de produtos químicos prejudiciais à saúde.

Pra terminar eu tenho um artigo onde ensino como descobrir o Ph do solo com ingredientes da sua cozinha…Confira no link Abaixo:

Como descobrir se o pH do solo é ácido ou alcalino com ingredientes da sua cozinha

Grande Abraço

Professor Milton