19
Nov

A importância da minhoca para agricultura e o meio ambiente

Embora o devido valor não seja dado, as minhocas contribuem, e muito, para o meio ambiente e para a agricultura. Se você é daquele (a) que não suporta ver, e muito menos, tocar neste animal, leia esta matéria e reveja o seu conceito.

Dentre tantos motivos que fazem a minhoca ser um animal importante, ressalto dois:

– Se alimentam dos restos orgânicos que ficam depositados na terra, seja de animais ou vegetais, por isso, ela é chamada de detritívoro.

– Por alimentarem-se destes restos de alimentos, com a ação de bactérias sobre estes restos alimentares, a minhoca elimina suas fezes no solo sob a forma de húmus, um insumo orgânico importantíssimo.

Húmus: um bem para o meio ambiente

O húmus é um excelente adubo natural, que agiliza o processo de crescimento dos vegetais em geral. Isso acontece porque contém nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, entre vários outros nutrientes de elevado valor para a nutrição das plantas.

O simples movimento destes invertebrados no solo faz diversos túneis que ajudam na circulação do ar dentro do solo, beneficiando as raízes das plantas e também facilitam a penetração de água das chuvas, fazendo com que as raízes absorvam os líquidos e se fortaleçam mais rápido.

Como algumas minhocas podem viver até 16 anos, (isso mesmo que você leu) e sua reprodução é muito rápida, cada minhoca consegue colocar até 15 milhões de ovos no decorrer da sua vida, o que facilita ainda mais a produção de húmus e, consequentemente, aumenta os benefícios ao solo.

E você achando que a minhoca servia apenas como isca em pescarias, não é mesmo? Agora, quando você pensar nelas, pense também no benefício que trazem para o meio ambiente, plantas e para a qualidade do seu alimento do dia-a-dia.

Professor Milton