26
Jun

Conheça um pouco sobre alguns causadores de doenças em plantações e a solução para esses problemas


A produção orgânica ou agroecológica, além de ser uma atividade relaxante, ainda contribui para um planeta mais sustentável. Mas, e quando o cultivo não vai bem? Como proceder?

Neste artigo irei apresentar alguns dos principais causadores de doenças que podem causar danos à sua plantação. Vamos Lá?

Problemas causados por doenças

As doenças nas plantas podem afetar a sua qualidade e sanidade em diversos graus: desde pequenas debilitações até o aniquilamento da planta como um todo.

Por isso, é preciso estar atento(a) e, muitas vezes, buscar formas alternativas de proteção para dos cultivos.

Conhecer os causadores e saber identificar um problema é crucial para a saúde de uma plantação.

Eis alguns dos principais causadores de doenças

Fungos

Entre os principais causadores de doenças em plantas cultivadas, seja no meio rural ou nas cidades, os fungos são responsáveis por cerca de 70% das ocorrências.

Sua propagação é feita através de esporos e conseguem sobreviver sem a presença de uma planta, ou seja, conseguem permanecer no solo e ficam até a chegada de uma nova planta saudável.

Vírus e bactérias

Em seguida, podemos citar os vírus e bactérias, os quais precisam da planta para manterem-se vivos, parasitando-as.

Esses microrganismos, ao sugarem as plantas causam diferentes formas de prejuízos, levando-as, em muitos casos, a adoecê-las.

Nematoides

Vale citar também algumas espécies de nematoides também são parasitas de plantas e causam diferentes efeitos ao desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas cultivadas, podendo levá-las até à perda total.

A soja, principalmente quando cultivada em monocultura, sem a rotação de culturas, é uma das culturas de maior ocorrência de prejuízos causados por nematoides. Portanto, fique atento(a) para os sintomas. Mas, o mais importante, é compreender sobre a necessidade de melhorar a qualidade do solo para que haja o equilíbrio biológico e que as plantas estejam bem nutridas.

Atenção: É importante ressaltar que a maioria das espécies de microrganismos, sejam fungos, bactérias e nematoides, por exemplo, não são causadores de doenças. Elas exercem vários outros papeis extremamente importantes para a qualidade ambiental e outros processos nobres para a vida humana, como: controle biológico, decomposição de materiais orgânicos, entre muitos outros.

Portanto, a verdadeira solução para evitar as doenças nas plantas cultivadas é criar um ambiente saudável para cultivá-las. Me acompanhe que vou mostrando a você como se consegue tudo isso.

Deficiência de nutrientes ou desequilíbrio nutricional

A deficiência de nutrientes e o desequilíbrio nutricional são fatores cruciais para a ocorrência de pragas e doenças em uma cultura.

Saiba que uma planta nutrida e forma equilibrada e bem estruturada consegue lidar sozinha com grande parte das dificuldades ao longo do seu desenvolvimento vegetativo e reprodutivo.