30
Abr

Conheça a mosca das frutas e entenda o perigo que ela traz à agricultura


A proliferação de pragas e doenças é algo natural à agricultura convencional como um todo. Por se tratar de um ecossistema, a presença de insetos faz parte do processo de desenvolvimento das plantas, no entanto, enquanto algumas espécies são benéficas para o agricultor, podendo ser utilizadas no controle biológico de pragas, outras espécies podem prejudicar as plantas e seus respectivos frutos.

A mosca das frutas é um dos insetos que possui maior valor prejudicial às plantações, uma vez que sua presença é dada através de inúmeras espécies, dificultando seu controle.

Diversidade de espécies

A diversidade de espécies faz com que a mosca das frutas seja encontrada em diversas regiões do Brasil e do mundo e a sua aparição, mesmo que breve, pode causar grandes danos à agricultura orgânica local.

Existem várias espécies de mosca das frutas, porém a principal no país, especialmente no Sul, é a Anastrepha fraterculus.

Perda na produtividade

Entre os danos causados pela mosca das frutas, o principal é a perda produtividade.  Os frutos são prejudicados pela postura dos ovos e por servirem de alimento para as larvas que nascem em seu interior.

Ao se alimentarem, as larvas criam galerias nos frutos. Isso altera o sabor, causa amadurecimento precoce, apodrecimento e, em algumas espécies, pode provocar queda e deformação dos frutos.

Monitoramento

O monitoramento é uma etapa importante para que o produtor tome decisões sobre como combater a praga. Dependendo do nível populacional das moscas, é preciso realizar alguma forma de controle.

O monitoramento é realizado com armadilhas que tenham um atrativo alimentar, que pode ser feito de proteínas hidrolisadas ou suco de frutas.

O parâmetro em que o monitoramento deve se basear é chamado de índice MAD, que analisa a quantidade de moscas por armadilha. O nível de infestação aceitável é de 0,5 mosca por armadilha por dia ou 3,5 moscas por armadilha por semana.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as moscas das frutas, sugiro que leia: ‘’Conheça a armadilha para mosca da fruta, uma alternativa ecológica e eficaz’’. Clique aqui.

Professor Milton