22
Abr

Conheça a armadilha para mosca da fruta, uma alternativa ecológica e muito eficaz


Um grande desafio da agricultura orgânica é enfrentar as pragas descartando toda e qualquer interferência realizada com produtos sintéticos. Por isso o produtor urbano ou rural, deve conhecer alternativas eficientes que obtenham bons resultados, tais como o controle biológico de pragas, inseticidas naturais, caldas e armadilhas.

A mosca da fruta é um grande desafio aos produtores. Um método extremamente eficiente é o uso de armadilhas ao redor da plantação orgânica. Vamos conhecer?

Como fazer armadilha para mosca da fruta:

A armadilha do Tipo MacPhail pode ser feita em qualquer lugar e possui um baixo custo de produção. O processo de construção da armadilha deve seguir os seguintes passos:

-Separe uma garrafa de refrigerante de 2L, realize três furos com aproximadamente 2 cm de diâmetro na altura central da garrafa;

-Coloque 1 parte de água para cada 3 partes de suco da fruta ali cultivada. Essa proporção deve ocupar ¼ do espaço disponível na garrafa (500 ml);

-Pendure as garrafas com a solução em uma altura entre 1,5m e 2m na borda dos pomares e próximo às matas;

A dica é trocar o conteúdo das garrafas a cada 7 dia

Com essa armadilha as moscas serão atraídas para o suco concentrado da fruta e acabarão presas no interior das garrafas, pois o orifício criado é pequeno o suficiente para que a mosca da fruta não consiga sair, confinando-a no recipiente.

Faça a contagem

É importante realizar a contagem das moscas a cada 15 dias, para ter o controle acerca da saúde de sua plantação. A armadilha para mosca da fruta necessita de um investimento baixíssimo e é uma opção interessante para reutilizar recursos da propriedade.

Envie este artigo para um amigo que possui pomar em casa. Garanto que será muito útil para o combate a mosca da fruta.

Professor Milton