19
Nov

5 invenções curiosas de empresas pelo mundo que apostaram em sustentabilidade

Muito se fala a respeito de preservação ambiental, sustentabilidade, ecologia e etc, mas, infelizmente pouco se faz para por em prática tais processo. No artigo de hoje, vou apresentar algumas invenções inusitadas, mas que possui o viés rumo à sustentabilidade. Confira:

1 – Hotel oferece refeições de graça para quem estiver disposto a gerar eletricidade

Na Dinamarca, mais precisamente em Copenhague, o hotel ‘’O Crown’’ oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. Acredite ou não, ele disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes que desejam utilizar. Os benefícios são muitos: Além de se exercitar, o hóspede produz em média 10 Watts/hora de eletricidade em aproximadamente 15 minutos de pedalada. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais. Bem que essa moda poderia chegar ao Brasil, não é mesmo?

2 – Bar capta energia produzida pela dança de seus frequentadores;

Já imaginou o quanto de energia é gasta com luzes e sons em uma balada, por exemplo? Pensando nisso, o dono do Bar Surya, em Londres, refez o chão da pista de dança de seu estabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores do lugar, produz corrente elétrica. Essa energia é usada para ajudar na carga elétrica necessária do bar. Andrew Charalambous, o visionário dono do bar, diz que a eletricidade produzida pela pista modificada representa 60% da necessidade elétrica do lugar.

3 – Universidade constrói “telhado verde”

O Design Verde é uma tendência da arquitetura moderna, e não estamos falando apenas da tonalidade, mas sim de locais como o prédio de cinco andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva.

4 – Designer cria pia que utiliza água desperdiçada para regar planta

Feita de concreto polido, a Pia batizada de Jardim Zen possui um canal que aproveita a água utilizada na lavagem das mãos para molhar uma planta. Genial, não é mesmo? Mas você pode estar se perguntando: Mas se o sabão que é usado na lavagem das mãos, não é prejudicial à plantinha? Calma! Uma peça no início do canal drena o líquido e só deixa água sem sabão escorrer até ela.

5 – Designer cria chuveiro que o obriga a sair quando já desperdiçou muita água


Para mim, essa é uma das melhores. O designer Tommaso Colia criou uma solução para aqueles que adoram passar um tempão tomando uma ducha relaxante. Aposto que se lembrou de alguém. O chuveiro Eco Drop possui círculos concêntricos como tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um determinado tempo, a sensação fica tão incômoda que te obriga a sair do banho e, consequentemente, economizar água. Acredita que cerca de 20% de toda energia gasta na sua casa, vem da água quente utilizada no banho. Curioso, não é mesmo?

Professor Milton