16
Jan

10 maneiras de usar sobras e cascas de frutas e outros vegetais

Após as refeições, a maioria das pessoas joga fora o que sobrou da comida. Isso acontece também após o consumo de frutas e demais vegetais. O que muitas pessoas ainda não sabem é que as cascas de vários produtos alimentícios podem ser usadas em casa, na limpeza, como aperitivos e até mesmo hidratantes para o rosto.

O reaproveitamento de alimentos é uma solução para diversos problemas atuais simples de ser tomada, como desperdício, geração de resíduo, poluição, entre outros. Basta uma pequena mudança nos hábitos.

Há preconceitos com relação às cascas, já que muitos não apreciam o gosto ou a textura delas, sem contar que, se não forem agroecológicas ou orgânicas, também possuem altas taxas de agrotóxicos. Por isso, prefira produtos orgânicos ou agroecológicos e prestigie mercados que comercializem produtos cuja origem seja mais próxima quanto possível a você.

Preparamos 10 dicas pra aproveitar cascas de alimentos, confira:

  1. Limpeza de gordura

Antes de usar o detergente, experimente o limão. Aplique na área afetada pela gordura, os seguintes ingredientes: sal e bicarbonato de sódio. Então, introduza limão espremido. Só tome cuidado para não utilizar a mistura em superfícies sensíveis, como as feitas de mármore, pois podem manchar. Tome cuidado para que o limão não manche também a sua pele, pois o contato com o sol pode provocar queimaduras.

  1. Limpeza interna de chaleira

Sabe quando a parte interna da chaleira fica muito escura? Para limpar, encha-a com água e um punhado de cascas de limão e ponha-a para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe descansar por uma hora. Na sequência, é só escorrer e lavar bem.

  1. Tecido corante

Embora a fruta não seja tão popular no Brasil, as cascas de romã podem ser utilizadas como corantes vermelhos de tecido. Basta encher com água quente uma grande panela de aço inoxidável, adicionar cascas de romã e deixar em descanso durante a noite. Ferva a água com as cascas no dia seguinte e, em seguida, remova as cascas e adicione o tecido que você quer tingir de vermelho, mas ele precisa estar molhado. Ferva a roupa por uma hora e deixe-a esfriando durante mais uma noite. Depois, enxague com água fria e pronto!

  1. Espante os mosquitos

Use em um daqueles velhos aparelhos repelentes de insetos que são ligados na tomada e substitua o tablete convencional por um pedaço de casca de laranja ou por alguma outra fruta cítrica qualquer.

  1. Congele raspadinhas

Após o suco de limão, laranja ou de alguma outra fruta cítrica, as cascas geralmente são descartas, mas, que tal ralá-las com um ralador e acondicioná-las no freezer em um recipiente adequado. Quando você tiver vontade, é só retirar as raspas do freezer e fazer uma raspadinha.

  1. Fazer batatas fritas

 

Misture cascas de batata com bastante suco de limão e azeite. Espalhe as cascas de batata em camadas em uma assadeira e leve ao forno na temperatura de 200°C, mexendo de vez em quando até dourar (cerca de dez minutos). Depois, tempere a gosto.

  1. Faça uma sopa

Nada melhor que uma sopinha em períodos de frio, não é mesmo? Ferva cascas de batata, de cebola, de cenoura, além de alho poró e de outros vegetais a gosto para fazer uma bela sopa. Salsinha e cebolinha também vão bem nesse caldo.

  1. Açúcar mascavo suave

Se você consome açúcar mascavo, mas é vítima do seu endurecimento, tente adicionar casca de limão para mantê-lo úmido e maleável.

  1. Alívio para os olhos

Cascas de batata podem reduzir o inchaço ao redor dos olhos; pressione o lado úmido das cascas frescas para a pele durante 15 minutos.

  1. Hidratar

Esfregue a parte com mais poupa da casca de um abacate em seu rosto e você terá um hidratante super barato e pode funcionar bem par você.

Professor Milton