30
Abr

Saiba como os microorganismos influenciam o solo na agricultura


Em vários artigos eu cito a importância de um ecossistema equilibrado biologicamente. Ao observarmos o solo, por exemplo, vemos que a terra ali depositada sofreu diversas intervenções, sendo decomposta, aerada, além de outros processos comuns realizados pelos microrganismos.

Em geral, os microrganismos são os seres que dão vida ao solo, realizando decomposições de matéria orgânica e transformando essa matéria em compostos inorgânicos, que poderão ser utilizados pelas plantas.

Saúde do solo

A saúde do solo está diretamente ligada à quantidade de microrganismos ali presente, pois é através desses pequenos seres vivos que a terra deixa de ser um composto de rocha para se tornar o solo fértil que poderá ser utilizado.

Tipos de microrganismos presentes no solo:

Os microrganismos podem ser divididos entre diversos seres vivos, desde bactérias e fungos, até algas.

Cada solo possui suas principais características e a forte presença dos microrganismos faz com que o uso de produtos químicos seja facilmente dispensável, uma vez que o equilíbrio do solo é atingido de forma natural.

Fixação de micronutrientes no solo

Alguns microrganismos auxiliam na prevenção de pragas e doenças, como o Azotobacter,  que age como um antibiótico orgânico, protegendo as plantas de fungos prejudiciais.

Já outros microrganismos têm como função melhorar a fixação de micronutrientes no solo, em especial o Zinco, tanto o Bacillus subtilis quanto Thiobacillus thioxidans são ótimos biofertilizantes, protegendo as plantas e mantendo a saúde do solo.

Flora equilibrada

O equilíbrio ocorre porque cada microrganismo tem uma função específica no solo, logo, a ausência do mesmo causará graves deficiências no cultivo.

Sendo assim, é importante observar constantemente as plantações para ter certeza de que sua flora microbiana está devidamente equilibrada.

Quanto mais abundante e quanto mais diversificada for à flora microbiana, melhor será a qualidade do solo.

Vantagens para o produtor orgânico

Em suma, os microrganismos oferecem diversas vantagens para o produtor orgânico urbano e rural. A presença de uma flora microbiana no solo previne o aumento de fungos prejudiciais e também garante o fornecimento de antibióticos orgânicos ao solo.

Na produção de húmus, os microrganismos são responsáveis por realizar parte da compostagem e principalmente, para eliminar o forte odor dos materiais orgânicos.

Capacidade fotossintética das plantas

Os microrganismos aumentam a capacidade fotossintética das plantas, funcionando como adubo orgânico para a plantação e ajudando a decompor as matérias orgânicas depositadas na camada superior do solo.

Assim, a presença dos microrganismos é essencial, pois propiciam um equilíbrio de forma natural ao solo, sem a intervenção humana e a sua existência é fundamental para que a produção orgânica cresça com saúde.

Da mesma forma que os microorganismos são importantes para um cultivo saudável, o conhecimento é importante para uma agricultura prospera.

Milton Padovan